Páginas

Pesquise no Blog do Ferdy

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Pastorear!!



Olá irmãos do blog!!

Graça e paz da parte de Deus, Nosso Pai e de Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Venho falar hoje sobre uma das motivações que trago em meu coração para viver em minha vocação.

Não leiam como uma crítica ao clero, pois, minha intenção é só revelar uma motivação pessoal.

Escrevo referindo-me aos ordenados e a todo o povo, que por vezes também é chamado a desempenhar esse ofício de pastor de almas.

Muitas pessoas, em várias ocasiões chegaram a me perguntar sobre o que me leva a querer ser Sacerdote, ser Padre.

Creio que seria até mesmo desnecessário apresentar toda a minha história vocacional aqui, pois, mesmo estando no seminário, ainda permaneço em um discernimento ativo.

Mas sei da urgência de Nosso Senhor pelas almas e gostaria de partilhar sobre uma exortação do Senhor ao meu coração.

Na Sagrada Escritura, no livro de Ezequiel, Nosso Deus fala assim:

“Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?
Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.
A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.
Assim se espalharam, pôr não haver pastor; e tornaram-se pasto a todas as feras do campo, porquanto se espalharam.
As minhas ovelhas andaram desgarradas pôr todos os montes, e pôr todo alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas pôr toda a face da terra, sem haver quem as procurasse, ou as buscasse.
Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor:
Vivo eu, diz o Senhor Deus, que porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, pôr falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas, pois se apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas; portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor:
Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos requererei as minhas ovelhas, e farei que eles deixem de apascentar as ovelhas, de sorte que não se apascentarão mais a si mesmos. Livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que não lhes sirvam mais de pasto.” Ezequiel 34, 1-10.
Irmãos, infelizmente estamos vivendo uma época de perdição, o mal nunca esteve tão explícito como nessa última década. Por várias vezes, em revelações particulares, Nosso Senhor falou a seus santos que assim seria quando se aproximasse Sua volta.
Não escrevo para desesperarmos, mas para usar dessa mensagem de forma que estejamos cada dia mais ornados para o Santo Encontro com Jesus em Sua Glória.
As ovelhas estão andando por pastos nunca andados antes. Estão se ferindo, se sujando, se envenenando, adquirindo doenças, e servindo de alimento para as feras dos campos. Onde estão seus pastores?!
Uma pessoa, quando chamada por Deus a liderar um rebanho, seja uma pastoral, um grupo, uma comunidade, congregação, paróquia, uma diocese... é chamada por Deus para pastorear, não somente para liderar. Devemos desfazer a ligação entre essas duas palavras, liderar e pastorear.
Quando é usado a palavra liderar, pode-se tratar de coordenar qualquer coisa no universo, porém a Igreja não é qualquer coisa. A Igreja é o redil do Sumo Pastor Jesus Cristo, que designou pessoas para pastorear essas ovelhas.
No conceito de liderança, principalmente nos dias de hoje, o líder poderá apenas ler bons livros sobre o assunto, escolher o tipo de liderança que mais convém à sua personalidade e com um mínimo de prática será um ótimo líder em qualquer área que venha a desempenhar seu papel. O grande problema está mesmo aí; hoje temos muitos líderes da Igreja, buscando informações em outros líderes de diversos seguimentos, principalmente na filosofia pagã e no protestantismo, sobre como se tornar melhor líder a cada dia.
Todos os dias alguém nos apresenta algo sobre o assunto dizendo ser uma “benção”. Constantemente surgem movimentos e fórmulas que são seguidos por milhares de líderes da casa de Deus em todo o mundo e cada vez mais a liderança da Igreja tem se distanciado do modelo de Deus para a direção do Seu redil.
O Santo Padre, que é o pastor por excelência depois de Cristo, vive esse pastoreio exemplar, que devia também ser seguido pelos líderes ordenados e não-ordenados. Mas parece que quanto mais a hierarquia se aproxima do povo, mas falta de pastorei notamos. E isso também se dá pela nossa falta de oração pelos pastores que Jesus nos dá. A ovelha que não aprende a amar seu pastor, se rebela, acaba fugindo e sendo devorada pelos prados alheios.
Jesus mesmo deixou o modelo a ser seguido, ser aquele ser serve, ser o menor.
Pastorear é seguir os modelos bíblicos. Pastorear é aprender com Cristo. É imitar o Santo Padre.

Pastorear é valorizar os exemplos bíblicos de liderança, que buscam em Deus a direção para conduzirem corretamente a Igreja do Senhor Jesus.
A Igreja não precisa de líderes, precisa de pastores que pastoreiem segundo a ordem do Sumo Pastor Jesus, e de Seu Vigário, o Papa.
Aquele que não é pastor não tem uma profunda convicção do homem como um ser perdido quando sem Deus, conseqüentemente não se empenhando para mudar isso, nunca se interessa pelo Evangelismo e Missões. Não tem uma convicção profunda sobre céu e inferno.
Aquele que não é pastor não tem uma profunda convicção na palavra de Deus, não crê realmente no que está escrito na palavra de Deus. Tem um fraco conhecimento bíblico.
Aquele que não é pastor não tem um profundo senso de vocação para o ministério. Vivem dizendo que se tivessem outro rebanho seria melhor. Estes mesmo, não estão convictos de seu chamado. Não é pastor aquele que não crê que a vocação ministerial, no sacerdócio ou no laicato é mais preciosa que qualquer riqueza.
Não é um pastor genuíno, aquele que não prioriza a evangelização e o ensino da Palavra, a Adoração Eucarística e o amor pela Santa Missa.
Não é um pastor genuíno aquele que não cuida, protege e educa as ovelhas de Nosso Senhor. O pastor deve proteger as ovelhas da decadência moral, e promover o crescimento espiritual.
Não é pastor aquele que deseja pastorear a partir de seus conhecimentos humanos, e está sempre buscando em homens ao invés de buscar do Sumo Pastor Jesus. O pastor deverá ter um forte relacionamento com Deus para que possa conseguir converter o coração das ovelhas do Senhor em sua direção. Um pastor genuíno tem o cheiro do Sumo Pastor das ovelhas e as ovelhas irão reconhecer este cheiro, o cheiro agradável do Senhor Jesus o cheiro que atrai as ovelhas, não é o cheiro do pastor, mas o cheiro do Sumo Pastor Jesus. O pastor que se relaciona com Jesus tem esse cheiro do Mestre. “...E das minhas ovelhas sou conhecido” (João 10:14)
Uma pessoa sem domínio próprio não pode ser pastor. O domínio das emoções, a auto- disciplina , o domínio da carne, etc.
Aquele que é pastor deve estar disposto a dar a vida pelas ovelhas, pelo rebanho, como deu Nosso Senhor e Bom Pastor. Aquele que quer somente ser alimentado pelas ovelhas, cobrando delas obrigações, achando que deve ser cuidado pelas ovelhas, esquecendo-se de cuidar bem delas, perderá suas ovelhas, que na verdade não são suas, mas do próprio Cristo, e será cobrado por cada ferimento, doença e morte dessas ovelhas. O pastor que não vê os interesses da suas ovelhas antes dos seus e não é fiel a elas, será repreendido pelo Senhor das ovelhas. “A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.” (EZ. 34:4)
Pastores de Cristo, vivam como tal!! As ovelhas estão se perdendo por falta de pastor. Clero, vivam na entrega total e no meio das ovelhas, elas precisam de um pastor visível e presente. Priores e Mestres, amem incondicionalmente. Coordenadores, sejam referencial sempre, e um refúgio, um hospital para tratá-las quando o mundo as ferir.
Quero ser pastor das ovelhas do Senhor. E principalmente buscar aquelas que estão perdidas, feridas, cercadas por feras e não conseguem voltar.
As ovelhas não são nossas, são de Nosso Senhor e Ele nos fará prestar conta. Que nosso pastorei ministerial não seja inconstante, mas também não seja pelo medo de ser castigado, que seja simplesmente pelo amor!!

Deus te abençoe e te faça a semelhança do Bom e Sumo Pastor.
Um abraço,
Fernando.
+M

Salve Maria!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário