Páginas

Pesquise no Blog do Ferdy

domingo, 15 de agosto de 2010

A quaresma de São Miguel Arcanjo




“Houve então uma batalha no Céu: Miguel e seus Anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão batalhou, juntamente com seus Anjos, mas foi derrotado, e não se encontrou mais um lugar para eles no céu. Foi expulso o grande Dragão, a Antiga serpente, o chamado Diabo ou Satanás, sedutor de toda terra habitada – foi expulso para a terra, e seus Anjos foram expulsos com ele.” (Ap 12,7-9)
Miguel é o Arcanjo que, no momento em que o Inimigo se levanta em cega soberba e tenta assemelhar-se a Deus (cf. Is 14,13-14), reage num ato de adoração e humildade bradando “QUEM COMO DEUS?”.
E é por este ato corajoso de fidelidade que este Arcanjo, o “primeiro adorador do Verbo encarnado” como a Santa Igreja Católica o chama, tornou-se também o Grande General dos Exércitos Celestes.No livro de Daniel, no capítulo 12 encontramos São Miguel recebendo o título de Grande Príncipe, que se conserva junto aos filhos de Deus – Israel.
A Igreja, novo povo de Deus é agora confiada à proteção desse nobre General, que com toda força continua a defender a Glória de Deus , Sua Igreja e a cada um de nós que fazemos parte do corpo Místico de Cristo. É por isso que nosso Seráfico Pai, São Francisco tinha uma especial veneração a este Arcanjo bendito e lhe dedicava uma quaresma anual.
Abrasado por um profundo amor pelos mistérios da Santa Liturgia e desejoso por viver intensamente cada um deles, nosso Seráfico Pai dividiu, por assim dizer, o calendário litúrgico em cinco grandes quaresmas:
• A grande Quaresma (que é a quaresma oficial da Igreja);• A quaresma do Advento;• A quaresma da Epifania ou “Bendita”;
• A quaresma de São Miguel que começa na festa da Assunção e encerra-se na festa dedicada ao Glorioso Arcanjo;
• A quaresma que começava na festa dos Apóstolos Pedro e Paulo e durava até a Assunção.

A quaresma de São Miguel é uma característica própria da espiritualidade de São Francisco. Na legenda Terusina, no nº.93 de sua biografia, o Santo vai dizer, no ano 1224, ao avistar o Monte Alverne em visita ao eremitério: “Para honra de Deus, da bem aventurada Virgem Maria e de São Miguel, príncipe dos anjos e das almas, quero fazer aqui uma quaresma.”.
E realizou sua primeira quaresma em honra ao nosso Santo Arcanjo.Durante toda a quaresma o Santo se dedicava a meditação daqueles aspectos escatológicos da vida de Nosso Senhor, sobretudo o seu reinado na Jerusalém Celeste habitada pelos Santos, pelos Anjos e ornada com o fulgor da Virgem Maria.
Para São Francisco esse período era marcado por um forte combate espiritual contra as forças ocultas do mal. Por isso é que ele tinha uma especial veneração pelos Anjos, nossos auxiliadores nesse combate, sobretudo por São Miguel Arcânjo.
Tanto essa quaresma, como também as outras, eram tempos dedicados a conversão, a penitência, a mortificação, ao silêncio e ao desapego das coisas materiais. É aqui justamente que se encontra o real sentido das quaresmas vividas por São Francisco.
De nada valeria a prática externa da piedade, se ela não viesse acompanhada das práticas colocadas acima. Nós da Fraternidade, que temos como patronos São Francisco e São Miguel (além de Santa Clara, cuja festa celebraremos no próximo dia 11 e São Paulo), imbuídos do desejo de dar maior glória ao nosso Deus e humildemente nos unirmos aos nossos patronos nesse combate, uma vez mais estaremos fazendo a quaresma de São Miguel, que este ano se iniciará com uma semana ininterrupta de adoração.
Em perfeita consonância com o Tempo Eucarístico que estamos celebrando na Obra, essa semana será considerada para nós uma verdadeira CRUZADA EUCARÍSTICA.
É preciso, neste tempo que vivemos, optar por uma radicalidade de amor à Deus; a Ele servirmos, amarmos e não nos deixarmos arrastar pela propaganda enganosa do mundo que tenta nos convencer que a Vida de Oração é “coisa do passado”.


Precisamos experimentar através desta poderosa arma, a vitória de Deus em nossas vidas. Por isso, te convidamos a unir-se á nós e aos Céus.
Neste tempo favorável, vençamos com o Glorioso Arcanjo o ardil inimigo, bradando: Quem como Deus? Ninguém como Deus!!! Quem como Deus em nossas vidas? Ninguém como Deus!!! Quem como Deus em nossas famílias?Ninguém como Deus!!! Quem como Deus em nossa Igreja? Ninguém como Deus!!! Quem como Deus em nossas preocupações e angústias? Ninguém como Deus!!!
Quem como Deus? Ninguém como Deus!!! Em todos os momentos e situações.
Ir. Amada do Menino Jesus, PJC
Fontes: Livros – Batalha Espiritual, Devocionário a São Miguel Arcanjo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário